Sistema de Monitoramento Radioenge

Voltar ao Blog
Posted by: mda Category: Blog Comments: 0 Post Date: 05/02/2016

Sistema de Monitoramento Radioenge

O Mercado do Alarme é distribuidor do Sistema de Monitoramento Visa Rádio (Rede Mesh) da Radioenge.

Monitoramento de Alarmes via Rádio

O monitoramento de alarmes via rádio RADIOENGE é uma tecnologia que permite a transmissão bidirecional de eventos gerados pelas centrais de alarme até uma central de monitoramento.

As vantagens da transmissão via rádio sobre os meios tradicionais de transmissão (Telefone, GPRS e Ethernet) são várias:

A transmissão via rádio não sofre a ação de um bloqueador de celular;

A transmissão via rádio não pode ser interrompida cortando-se os fios de telefone da entrada do local sob monitoramento;

A transmissão via rádio não gera aumento da conta de telefone ou celular;

A transmissão via rádio pode ser implantada em locais onde não haja infraestrutura de telefonia;

Alcance: A tecnologia de rede MESH empregada faz com que cada rádio instalado para monitoramento seja um repetidor, aumentando o alcance do sinal de rádio;

Alta confiabilidade: A rede MESH permite que a informação de monitoramento passe por vários rádios até chegar a central de monitoramento. Se algum rádio no trajeto falhar, os outros rádios ao alcance retransmitirão automaticamente a informação.

Segurança: Todas as informações transmitidas são criptografadas;

Tecnologia: Os equipamentos RADIOENGE utilizam as mais modernas tecnologias de transmissão de dados Digital.

Interface com o sistema de alarme: O sistema RADIOENGE simula uma linha telefônica, e é conectado ao sistema de alarme através de dois fios (TIP e RING).

Protocolo: A comunicação entre o sistema de alarme e o sistema RADIOENGE é compatível com o protocolo CONTACT-ID. Portanto qualquer sistema de alarme monitorado com discador telefônico utilizando o protocolo CONTACT-ID pode ser monitorado.

Flexibilidade: Até 16 eventos CONTACT-ID simultâneos podem ser transmitidos entre o sistema de alarme e a central de monitoramento.

Central de monitoramento: O Rádio MESTRE localizado na central de monitoramento recebe os dados dos sistemas de alarme e os transmite para o software de monitoramento via interface serial. O rádio MESTRE emula o protocolo SURGARD, fazendo a função de uma receptora.

Rede Mesh

A tecnologia de Rede MESH Radioenge permite que a comunicação entre os nós de uma rede de telemedição ocorra de forma segura, confiável e com velocidade.

Cada nó da rede é formado por um rádio digital, que transmite e recebe pacotes de dados entre ele e um ponto central concentrador.

A rede MESH Radioenge permite que a comunicação entre dois pontos passe por diversos nós componentes da rede. Caso os rádios de origem e destino da comunicação não estejam ao alcance direto, outros rádios componentes da rede repetem a informação até chegar ao destino. A rota que o pacote de dados trafega é definida automaticamente pela tecnologia embarcada nos rádios. Caso algum rádio que compõe a rota sofra alguma obstrução, o pacote de dados prossegue por um novo caminho até chegar ao seu destino.

Toda a atividade de roteamento é efetuada automaticamente e de forma transparente para a aplicação. Até 1024 rádios podem ser ligados simultaneamente a uma rede sendo que este número pode ser maior para aplicações específicas.

A tecnologia de rede MESH Radioenge está presente em todos os sistemas de medição de energia centralizados existentes no Brasil. Mais de 1.200.000 equipamentos já estão funcionando em aplicações de telemedição de energia elétrica.

Equipamentos

No Mercado do Alarme você encontra os seguintes equipamentos:

  • Rádio alarme mestre (inclui cabo programador) 460 MHz e 915 MHz
  • Rádio alarme escravo 460 MHz e 915 MHz
  • Placa PGM para rádio Radioenge
  • Antena cinza e antena externa grande para rádio mestre

Compartilhe

Voltar ao Blog